O Programa de Saúde Vocal refere-se ao conjunto de ações com o objetivo de orientar e conscientizar o empregado em relação à qualidade vocal satisfatória para o exercício da função sem prejuízo da saúde e bem estar.
A voz é produzida através da passagem do ar, vindo dos pulmões, pelas pregas vocais (localizada na laringe), que vibram com essa passagem. O uso abusivo ou incorreto da voz faz com que as pregas vocais vibrem de forma brusca, o que pode provocar lesões específicas.
Para que a voz seja mantida com qualidade e esteja adequada para o uso profissional, é necessário que o empregado tenha conhecimento e esteja consciente da importância dos cuidados vocais.
A qualidade vocal pode ser percebida através de uma avaliação específica da voz. Sendo assim, justifica-se a inclusão da avaliação da voz nos exames de teleoperadores. Além disto, de acordo com o Anexo II da NR 17, os profissionais de call centers devem manter diálogos que favoreçam pausas durante a fala e evitem carga vocal intensa para os mesmos.
Portanto é necessário trabalhar com a prevenção e detecção dos abusos vocais, pois só assim será possível impedir alterações de voz que levem o trabalhador ao afastamento do serviço e promover a qualidade e produtividade para os profissionais da voz.
As enfermidades que se relacionadas ao trabalho, geram constantes afastamentos e licenças, ocasionando forte impacto social, econômico, profissional e pessoal.
A prioridade do programa, então, é a saúde e o bem estar do trabalhador, o que promoverá um aumento da produtividade, a diminuição do absenteísmo, a redução de despesas médicas e, consequentemente, evitará ações civis e públicas movidas contra a empresa por trabalhadores e sindicatos da categoria.Tem o intuito de impedir o uso abusivo e intensivo da voz para que não provoque alterações vocais específicas (cansaço para falar, rouquidão) do uso profissional e visando a prevenção dessas alterações.
O Programa de Saúde Vocal (PSV) tem como função principal prevenir e detectar uma possível alteração nas funções vocais em exames admissionais e periódicos dos empregados. Sendo assim, o PSV destina-se a todas as empresas nas quais existem profissionais da voz.
São considerados profissionais da voz aqueles que necessitam da voz para exercer a sua função: teleoperadores, locutores, radialistas, atores, cantores, professores e outros.
Dentre os objetivos do PSV destacam-se treinamentos esporádicos com a equipe de teleatendimento para melhorar o desempenho vocal e impedir que determinadas condições de trabalho provoquem a deteriorização da voz.
Para eficácia do programa é necessária a integração de treinamentos, avaliação fonoaudiógica, desenvolvimento e análise do panorama estatístico epidemiológico das alterações encontradas além de medidas definidas com o médico coordenador do PCMSO e engenheiro de segurança responsável pelo PPRA.
A AC Ocupacional disponibiliza profissionais para elaboração e desenvolvimento do PSV, assim com avaliações vocais, palestras, treinamentos, etc.
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