terça-feira, 19 de janeiro de 2010

AVALIAÇÃO VOCAL OCUPACIONAL


A voz é produzida através da passagem do ar, vindo dos pulmões, pelas pregas vocais (localizada na laringe), que vibram com essa passagem. O uso abusivo ou incorreto da voz faz com que as pregas vocais vibrem de forma brusca, o que pode provocar lesões específicas.
A qualidade vocal pode ser percebida através de uma avaliação específica da voz. Sendo assim, justifica-se a inclusão da avaliação da voz nos exames de teleoperadores. Além disto, de acordo com o Anexo II da NR 17, os profissionais de call centers devem manter diálogos que favoreçam pausas durante a fala e evitem carga vocal intensa para os mesmos.
As alterações vocais causadas pelo uso profissional da voz ocorrem quando a voz utilizada excede a demanda vocal. As alterações ocorrem pela dificuldade em alcançar o tom, redução do tempo de fonação, limitação da intensidade, alteração da ressonância e qualidade vocal após uso excessivo da voz. Estas alterações podem estar acompanhadas de dor e desconforto, garganta seca e secreção excessiva.
Avaliação perceptiva-auditiva da voz (admissão, periódico e demissional) tem como objetivo o reconhecimento da situação vocal dos trabalhadores e o estabelecimento da conduta adequada em casos de alterações, além de:
· Estabelecer os parâmetros de normalidade (ou aceitáveis) quanto à saúde vocal.
· Identificar os indivíduos que necessitam de encaminhamento para o otorrinolaringologista, com o objetivo de diagnóstico de alterações vocais encontradas na triagem vocal e determinar a conduta.
· Alertar os trabalhadores sobre os prejuízos provocados pelo uso incorreto da voz e sobre os fatores de risco da disfonia.

A AC Ocupacional oferece Avaliação Vocal Ocupacional, com uma equipe de fonoaudiólogos experientes para atender demandas pequenas e grandes de funcionários.


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