segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA - PCA



A exposição a níveis de pressão sonora elevados pode causar perdas auditivas irreversíveis e danos à saúde em geral, tornando-se imprescindível sua redução e controle.
O Programa de Conservação Auditiva – PCA – é um conjunto de ações coordenadas que está inserido nas empresas e referem-se a um conjunto de ações com o objetivo de minimizar os riscos, evitando assim, o desencadeamento e/ou agravamento de perdas auditivas relacionadas ao trabalho. É realizado em um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas visando à redução e/ou eliminação dos riscos para audição através de treinamento, conscientização e do trabalho integrado de equipes.
Para aplicabilidade do PCA é necessária a interação com o PPRA – NR-9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e com o PCMSO- NR-7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
O PCA está previsto tanto na NR-9 (PPRA, DOU dez/94) quanto na Portaria 19 do Ministério do trabalho (Portaria SSSTb nº 19 de 09/04/98 – Diretrizes e parâmetros mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, DOU, 22 de abril de 1998).
O principal objetivo de um PCA é proteção da saúde do trabalhador, ou seja, prevenir que os trabalhadores expostos a níveis de ruído perigosamente altos desenvolvam perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional (PAIR).
O ruído é um dos “contaminantes” mais comum, encontrado facilmente tanto no nosso dia a dia como em grande parte dos processos industriais.
O controle do ruído é, portanto, uma questão de considerável importância econômica e social e esta importância tem crescido progressivamente nos últimos anos.
Todos os locais de trabalho onde haja a possibilidade de exposição dos indivíduos a altos níveis de ruído, o agente físico Ruído será avaliado e os trabalhadores monitorados de tal forma que sejam obtidos dados e informações suficientes para identificar níveis de exposição que possam ser prejudiciais à saúde de trabalhador exposto.
O PCA é muito importante, uma vez que tanto a empresa quanto o trabalhador são beneficiados, através da prevenção da perda auditiva profissional, do aumento da produtividade, da diminuição do absenteísmo e a conseqüente redução dos custos com despesas médicas e ações trabalhistas entre outras vantagens.

A AC Ocupacional oferece deste a elaboração do documento, gerenciamento auditivo no qual se monitora a audição de todos os funcionários através da comparação dos exames audiométricos admissionais, periódicos e demissionais. Além de palestras e treinamentos voltados para saúde auditiva, prevenção e conscientização dos trabalhadores com relação a importância do uso adequado do protetor auricular.

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